Revestimento Anticorrosivo para a Indústria: onde e por que usar?
Desde os primórdios, a humanidade mede forças contra os elementos da natureza, passaram séculos até que um celebre cientista de nome Lavosier desvenda o significado desse enigma “na terra nada se perde tudo se transforma”. Na verdade esta frase iluminou o desenvolvimento científico e a revolução industrial com a substituição das atividades manuais pela produção em escala, com uso de máquinas transformando definitivamente o tecido sócio econômico da época.
Essa transformação levou a diversificação das atividades humanas a situações nunca antes imaginadas. As atividades industriais chegaram a condições extremas exigindo novos desafios e maiores cuidados com as máquinas e suas formas de produção. Dentre as diversificações da atividades industriais, a chegada do revestimento anticorrosivo representou a solução de um dos mais graves problemas desta atividade: a corrosão.
Aplicações
O revestimento anticorrosivo possui uma aplicação variada em diversos segmentos do setor industrial. Sua versatilidade e seu potencial de economia fizeram com que este material tenha ganhado o mercado. Assim, é cada vez mais utilizado e adotado não apenas no setor industrial, mas em muitos outros, entre eles:
- Petróleo e Gás
- Sucroalcooleiro
- Siderurgia
- Metalurgia
- Galvanoplatia
- Fertilizantes
- Alimenticio
- Saneamento
- Farmacos
- Mineração
- Construção civil industrializada
- Beneficiamento e etc.
Em geral, os revestimentos anticorrosivos de hoje, seja pela excelência e versatilidade, podem ser aplicados em substratos de aço ou concreto, tais como: pisos, muretas, canaletas, bases de bombas, diques, tanques, reatores, torres e chaminés, moldando-se a cada tipo de atividade, proporcionando alta resistência química, térmica e mecânica, garantindo eficiente proteção aos diversos processos produtivos com significativa redução de custos e manuteção.